Biodanza
para Homens
Integração da Identidade em Biodanza para homens(desde 2015)
Sessões e aulas vivenciais, workshops e retiros.
Prof. Dr. Evandro Oliveira
Holanda 19-21 Setembro + 25 Outubro + 05-07 Dezembro 2025
〰️
Barcelona 8 Novembro 2025
〰️
Madrid 6-8 Fevereiro 2026
〰️
Portugal 27-29 Março 2026
〰️
Valencia 8-10 Maio 2026
〰️
Holanda 19-21 Setembro + 25 Outubro + 05-07 Dezembro 2025 〰️ Barcelona 8 Novembro 2025 〰️ Madrid 6-8 Fevereiro 2026 〰️ Portugal 27-29 Março 2026 〰️ Valencia 8-10 Maio 2026 〰️
-
Vem Dançar!
A identidade não é apenas o que pensas ou sentes, mas uma dança viva de conexão, onde te podes redescobrir continuamente na relação com os outros.
Expressar a tua identidade através da dança — e, ao fazê-lo, revelar facetas emergentes e conhecer-te mais profundamente — é uma das possibilidades centrais oferecidas pela prática da Biodanza.
Dançamos as cinco linhas de vivencia, seguindo o método da Biodanza, aprofundando a integração Yin-Yang, a afetividade e as danças simbólicas arquetípicas. Este processo pode ter um impacto profundo e sistémico em ti e nas tuas relações; e ao mesmo tempo regenerar o teu bem-estar e manter ou melhorar a tua saúde física e mental.
-
Vem Integrar!
Ao longo das sessões e fins de semana, embarcamos juntos numa viagem de integração à nossa identidade, guiados por duas a cinco vivencias e alguns blocos teóricos interactivos.
Ao longo do caminho, revisitaremos onze dimensões arquetípicas e exploraremos onze questões existenciais, como um convite para uma indagação evolutiva — uma possibilidade para ir para além dos mandatos da sociedade, das expectativas dos outros, do teu entorno profissional ou de qualquer grupo que tenha condicionado ou condicione a tua expressão.
Cada fim de semana faz parte de uma série de quatro, cada um abre um portal diferente. É um processo libertador de deixar para trás o que bloqueia a tua expressão livre e autêntica. Este processo também convida a uma integração profunda dentro de um grupo de homens — que respeitará e abraçará a tua singularidade.
-
Vem Expandir!
Dançar com outros homens abre uma nova porta para diferentes experiências — que vão muito além do que conheces no teu grupo regular de Biodanza.
A sensação de pertença a um grupo de homens — de ser bem-vindo, reconhecido, valorizado e visto na tua identidade única — pode ser uma experiência profundamente poderosa. Novos espaços para afeto e solidariedade surgem, atuando como «eco-fatores» positivos que nutrem a tua evolução pessoal. A experiência imersiva de estar juntos oferece um apoio profundo ao longo desta caminhada.
A partir do inconsciente numinoso, expandindo a consciência em direção a uma masculinidade deóntica — ou seja, uma identidade integrada que é abundante, alegre, sensível e feliz, onde os homens se tornam catalisadores dentro de suas famílias, comunidades e sociedades.
Dimensões Arquetípicas
Um processo de movimento, sentimento, percepção e conexão.
Este trabalho está enraizado em dimensões simbólicas e arquetípicas que despertam memórias profundas e abrem novas possibilidades para integrar a identidade e expandir o potencial de ser homem no mundo.
Cada vivencia é concebida em torno da integração do corpo, das emoções, das sensações e do significado. Desta forma, pode emergir um poderoso processo de integração — tanto na expressão da identidade do indivíduo como na experiência partilhada de conexão e pertença com outros homens (integração psico-social).
Questões Existênciais
“A Biodanza incentiva os participantes a explorar o que dá sentido às suas vidas, não através da análise intelectual, mas através da experiência corporal.”
-
Ao navegar pela tensão entre confiança e desconfiança, é possível integrar a virtude da esperança.
-
Ao navegar pela tensão entre autonomia e vergonha/dúvida, a virtude da vontade pode ser integrada.
-
Ao navegar pela tensão entre iniciativa e culpa ou vergonha, a virtude do propósito de ser pode ser integrada.
-
Ao navegar pela tensão entre a empreendimento e a inferioridade, a virtude da competência pode ser integrada.
-
Ao navegar pela tensão entre identidade e confusão de papéis, a virtude da fidelidade pode ser integrada.
-
Ao navegar pela tensão entre intimidade e isolamento, a virtude do amor pode ser integrada.
A Biodanza, como prática, investiga questões fundamentais sobre a vida, a identidade e o propósito. Recorre ao movimento e à música para explorar essas questões, incentivando os participantes a conectarem-se com a sua própria vitalidade e com o mundo que os rodeia.
As questões existenciais na Biodanza giram frequentemente em torno da busca de significado, da experiência da presença e da natureza da conexão humana.
-
Estas são as três perguntas existenciais clássicas da Biodanza, que serão revisitadas.
-
Ao navegar pela tensão entre integridade e desespero, a virtude da sabedoria pode ser integrada.
-
Ao enfrentar a tensão entre generatividade e estagnação, a virtude do cuidado pode ser integrada.
Quem é o Evandro Oliveira?
Desde 2015, o Prof. Dr. Evandro Oliveira tem-se dedicado ao estudo, à prática e à investigação da Biodanza para homens.
Já publicou livros, artigos e comunicações em congressos e já orientou mais de 200 participantes homens em processos de Biodanza em vários países europeus.
Natural de Portugal, Evandro reside atualmente em Barcelona, Espanha, tendo já vivido na Alemanha, Holanda, EUA, Brasil e Tailândia.
As primeiras vivências para homens decorreram em Lipsía (Alemanha), Viena e Israel.
Desde 2020, colabora continuamente na Holanda com os didatas Arnold van Westerhoven, Minco Ruiter e Richard Loohuis, a fim de desenvolver ainda mais este trabalho.
Juntos, cofacilitaram fins de semana e continuam a oferecer Dias de Integração e Encontros várias vezes por ano, entrando agora no seu terceiro ciclo.
A partir de 2025, Evandro irá também colaborar com Fernando Tucho (codiretor da Escola Hispânica de Biodanza, em Madrid) e Sergio Cabrera (em Valência), preparando novos workshops para iniciar em 2026.
Prof. Dr. rer.pol., phil. Evandro Samuel Oliveira é CEO e fundador da Gaudere – Regenerative Ecosystem, facilitador de Biodanza (licença EN2035), consultor organizacional, formador de profissionais e equipas, coach, poeta, ativista, professor universitário e investigador no LabCom - Universidade da Beira Interior (ver publicações no ORCID).
“Somos seres humanos a viver uma experiência coletiva, algumas vezes individual.”
“Cada ser humano é único, portador de um imenso potencial que pode ser despertado e florescer.”
“A dança abre um espaço para sentir e, com isso, redescobrir a poesia e a beleza da vida.”
Vamos conversar...
Se tiveres alguma dúvida ou quiseres mais informações — ou se desejares organizar ou participar num evento — preenche o formulário.

Próximos Eventos
-
Identity for Men - Weekend 1 Netherlands
19-21 September in Biodanza Salon in Haren bij Oss
In this first weekend of the 3th Cycle, we invite men with experience in Biodanza for a deepening. We will dance the first 3 archetypal dimensions and existencial questions.
-
Integration day for Men - Netherlands
25 October 2025 10:00-18:00
Integration day working on the identity and group integration with Minco Ruiter and Arnold van Westerhoven.
-
Charla de Presentación y Vivencia
8 De Noviembre 2025
en la Escuela de Biodanza de Barcelona Spai Viu.
Invitamos a hombres y mujeres a conocer este trabajo con detalle y a bailar una vivencia. Mujeres que bailen Biodanza pueden aprovechar para invitar a sus parejas. Hablaremos de los temas de masculinidade y del trabajo de integración. -
Identity for Men - Weekend 2 Netherlands
05-07 December 2025
in the Biodanza Salon
in Haren bij OssIn this second weekend of the 3th Cycle, we invite men with experience in Biodanza for a deepening and join the group for this or for more weekends. We will dance deepening in more 6 existencial questions and dance 3 dimensions in 5 vivencias.
-
Profundización en Identidad para Hombres - Modulo 1 en Madrid - España
06-08 Febrero 2026
Madrid
Final de Semana con el primer Modulo en España en un nuevo grupo. Invitamos hombres que bailan Biodanza a participar en esta propuesta de profundización en este taller vivencial. -
Aprofundamento em Identidade para Homens - Modulo 1 em Lisboa - Portugal
De 27 a 29 de Marco de 2026
Lisboa CentroPela primeira vez em Portugal, este fim de semana convida a criar um grupo em Lisboa de homens com experiencia de grupo regular de Bidoanza. Através de cinco vivencias e tres perguntas existenciais, iniciaremos o processo.
-
Profundización en Identidad para Hombres - Modulo 1 en Valencia - España
08-10 Maio 2026
Valencia - Residencial
Final de Semana con el primer Modulo en Valencia, invitamos hombres que bailan Biodanza a participar en esta propuesta de profundización en este taller vivencial y residencial.












Vamos conversar...
Se tiveres alguma dúvida ou quiseres mais informações — ou se desejares organizar ou participar num evento — preenche o formulário.
Livro sobre Masculinidade Deóntica
Num tempo em que a masculinidade hegemónica predomina e em que certos movimentos, na sua luta, parecem exigir uma espécie de supressão da expressão do outro, é necessário haver processos que ajudem a revelar o potencial do homem e uma forma integrada de masculinidade, no sentido de ser homem e ser uma pessoa dentro de um tecido social.
Distanciando-se de contextos culturais específicos, estruturas normativas ou regras prescritivas, este trabalho procura compreender que dimensões podem ser identificadas como componentes da identidade masculina e como estas podem ser aplicadas através da Biodanza em grupos de homens, de modo a apoiar processos de integração identitária e de autoconsciência.
A investigação baseia-se em perspetivas fisiológicas, psicossociais e socioculturais, aplicando o método da Biodanza e fundamentando-se na teoria do desenvolvimento da identidade. Simultaneamente, é proposto um modelo teórico original de masculinidade deóntica, alinhado com as necessidades identificadas durante a investigação e que abraça e reflete sobre propostas e perspetivas anteriores sobre o tema.
Palavras-chave: masculinidade; integração; identidade; deóntica; dança; Biodanza.

Bem-vindo ao grupo
Vamos conversar...
Se tiveres alguma dúvida ou quiseres mais informações — ou se desejares organizar ou participar num evento — preenche o formulário.